Professores


Serviço

Centenas de horas de aprendizagem bíblica no contexto judaico-messiânico por meio de material exclusivo. Informação ampla e profunda. Estímulo ao crescimento em conhecimento.


Missão

Disponibilizar conhecimento bíblico sob a ótica dos escritores da Bíblia, restaurando a identidade de Jesus nas instruções dos apóstolos, dos profetas, dos escritos e da Torá. Oferecer conteúdo de forma clara, didática e concentrada, contribuindo para o crescimento espiritual do corpo do Messias.


Visão

Ser referência em ensino bíblico, ampliando o reconhecimento do CATES em todos os Estados brasileiros e nos cinco continentes, em um prazo de cinco anos.


Valores

a) Pronto atendimento ao aluno;
b) Interação permanente com o aluno;
c) Orientação ao aluno durante os estudos;
d) Realização de atividades acadêmicas intuitivas e dinâmicas;
e) Confiança no aluno;
f) Respeito à diversidade.


História

Há um grande movimento internacional de retorno às origens da Bíblia e de restauração da posição de Israel na teologia cristã. Israel, o judaísmo, o povo judeu e as línguas originais são fundamentais para conduzir a Bíblia a sua origem. Esses elementos integrados conduzem o estudioso a uma percepção verdadeiramente significativa e genuína das Escrituras: um livro completo, muito além da divisão de “Antigo e Novo Testamento”.

É nesse contexto que se insere o Ensinando de Sião, um ministério judaico-messiânico reconhecido pelas maiores instituições judaico-messiânicas do mundo. Desde o ano 2000, em atividades dedicadas ao ensino e ao estudo das Escrituras em seu contexto original, o Ministério Ensinando de Sião construiu um acervo em parceria com o Messianic Jewish Bible Institute (MJBI), por meio de professores, rabinos, teólogos e líderes da Igreja no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e em Israel, que lecionaram na sede de nossa escola, em Belo Horizonte (MG, Brasil).

Depois de criarmos o Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião (CATES), em janeiro de 2008, adaptamo-lo em 2011 a um sistema 100% online, proporcionando ensino teológico de alta qualidade a baixo custo. O objetivo é alcançar todas as pessoas interessadas em aprofundar seu conhecimento a respeito das Escrituras e da teologia bíblica em seu contexto original.

Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião (CATES) é a concretização de um antigo sonho: o de adaptar a sabedoria judaica milenar para o estudo da Bíblia à formação de líderes e estudiosos cristãos (pastores, seminaristas, obreiros e estudiosos em geral). Isso inclui o resgate dos idiomas originais, da hermenêutica, do contexto histórico-cultural judaico das Escrituras e, sobretudo, da identidade original de Yeshua haMashiach (Jesus, o Messias).


Professores


Marcelo M. Guimarães

Um dos pioneiros no movimento judaico-messiânico no Brasil, é pós-graduado em Engenharia Econômica, MBA em Finanças e graduado em engenharia industrial. Escritor, teólogo, rabino messiânico ordenado pelo Netivyah Bible Instruction Ministry (Jerusalém, Israel) e conferencista internacional, abordando temas como as raízes judaicas da fé cristã e a restauração do relacionamento Igreja-Israel. Líder e fundador do Ministério Ensinando de Sião (Brasil) e da Congregação Har Tzion, em Belo Horizonte. É também fundador do Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião (CATES) e da Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição (ABRADJIN). Autor de mais de 20 obras literárias sobre Judaísmo Messiânico e Teologia da Restauração. Seu legado pode ser visto pelo único comentário da Torá (Pentateuco) em língua portuguesa no contexto judaico-messiânico.

Matheus Zandona Guimarães

Nascido em 1977, Matheus é descendente de Judeus com origem na Itália e em Portugal. É graduado em Comunicação Social (PUC-MG) tendo também estudado teologia com ênfase em Estudos Judaicos (EUA) e Hebraico e Cultura Judaica (Israel). Atua como professor na Sinagoga Har Tzion, em Belo Horizonte, desde 2001. Atualmente, é vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião – Brasil, diretor do CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião), da TVSIAO.COM e um dos líderes da Sinagoga Har Tzion.

Joseph Shulam

Residente em Israel desde 1948, é presidente do Netivyah Bible Instruction Ministry (Jerusalém, Israel) e fundador da Congregação Roê Israel, uma das primeiras congregações de judeus messiânicos (discípulos de Jesus) do Estado moderno de Israel. Autor de importantes comentários do Novo Testamento, é formado em Arqueologia e História do Judaísmo pela Universidade Hebraica de Jerusalém. O rabino, pastor e professor Joseph Shulam leciona em vários países do mundo ensinando sobre a restauração da Igreja do 1º Século.

Elliot Klayman

Seus principais interesses são História Judaica ­– com especial destaque para as idades medieval e moderna –, a literatura rabínica, a cultura judaica e o messianismo. Preside o Conselho de Administração do Messianic Jewish Theological Institute, onde é professor. Também é professor adjunto no Messianic Jewish Bible Institute (MJBI) e professor visitante no Israel College of the Bible. É o editor da revista “The Messianic Outreach” e um dos editores do jornal teológico messiânico “Kesher”. Atua como Diretor Executivo da Messianic Literature Outreach, preside o Conselho Judicial de Anciãos da Union of Messianic Jewish Congregations (UMJC) e faz parte do conselho de Jewish Voice Ministries International. Elliot Klayman é um dos líderes da Congregação “Beth Messiah”. Mestre em História Judaica (2006) por The Ohio State University, mestre em Direito (1970) pela Harvard Law School, bacharel em Direito (1969) e bacharel em Negócios e Administração (1966) pela University of Cincinnati.

David Young

Cresceu na “Igreja de Cristo” (Tennessee, EUA), onde começou a pregar, aos 16 anos de idade. Atualmente serve como ministro sênior da Igreja de Cristo do Boulevard Norte em Murfreesboro (Tennessee, EUA). Trabalhou para igrejas em Missouri, Kansas e Tennessee (EUA). Foi professor de Novo Testamento em várias faculdades. Viajou e viaja ensinando e pregando. Publicou vários livros, incluindo “Vivo no Espírito: a teologia bíblica do Espírito Santo” e “Discipulado radical: seguindo Jesus no evangelho de Marcos”. Mestre e doutor em Novo Testamento pela Vanderbilt University; mestre pela Harding University Graduate School of Religion; bacharel em Artes pela Freed-Hardeman University.

Daniel C. Juster

Líder no movimento judaico-messiânico desde 1972 e professor de Apologética desde 1971. Pastor sênior da Congregação Beth Messiah, em Montgomery Country (Maryland, EUA). Supervisiona várias congregações nos EUA e em vários outros países. Diretor do Conselho da Universidade Bíblica Messiânica e da Escola de Teologia do Ministério Tikkun. Possui título da Wheaton College e Seminary Theological McCormick e tem ministrado em inúmeras conferências e igrejas. É autor de vários livros, dentre eles: “Growing to maturity” (Crescendo para a maturidade), “Jewish roots” (Raízes judaicas), “Israel, Church and the lasts days” (Israel, Igreja e os últimos dias), “The Irrevocable Calling” (O chamado irrevogável).

Rosângela Guimarães

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou vários anos com rabinos e teólogos judeus-messiânicos de várias partes do mundo. Esposa do rabino messiânico Marcelo M. Guimarães, é teóloga e participou ativamente com seu marido na introdução do judaísmo messiânico e da Teologia da Restauração em território brasileiro, sendo também fundadora do Ministério Ensinando de Sião (Brasil) e do Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião (CATES). Leciona há vários anos sobre o contexto judaico dos evangelhos, sobre as cartas dos apóstolos e sobre escatologia no contexto judaico.